Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

tudo sobre fotografias

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

FORMATOS POPULARES DE IMAGEM


FORMATOS POPULARES DE IMAGEM

Durante os anos, foram criados centenas de formatos de arquivo de imagem. Porém, a maioria destes entrou em desuso ou só são encontrados em circunstâncias especiais. Conforme surgem novas demandas, como exibir imagens na Web, novos formatos emergem . Alguns, como Fotografia CD, ganham larga aceitação. Outros geram muita excitação e então desaparecem, porque eles apresentam falhas. Nesta seção nós exploraremos esses formatos que você provavelmente vai usar ou encontrar.

TIFF (.TIF)

TIFF (Tag Image File Format), pronunciado "tiff", foi desenvolvido originalmente pela Aldus Corporation para salvar imagens criadas por scanners, frame grabbers e programas que editam fotografia. Este formato foi aceitado e apoiado amplamente como um formato de transferência de imagem não amarrado a específicos scanners, impressoras ou hardware de exibição de computador. O TIFF também é um formato popular para aplicações de publicação de mesa. Existem muitas variações do formato, chamadas extensões, assim você pode ter problemas ocasionais ao abrir um de outra fonte. Algumas versões são comprimidas usando o LZW ou outros métodos de lossless. Arquivos TIFF suportam cores de até 24-bit .

PICT (.PIC)

O PICT formato, pronunciado "pick", foi introduzido junto com o software MacDraw para o Macintosh. Se tornou desde então um padrão de Macintosh .

EPS (.EPS)

Arquivos EPS (Encapsulated PostScript), pronunciado uma letra de cada vez " E-P-S, " usa um formato desenvolvido pela Adobe para impressoras de PostScript. Estes arquivos geralmente têm duas partes. A primeira é uma descrição de texto que diz a uma impressora de PostScript como fazer para produzir uma imagem. A segunda é uma imagem bit-map opcional de PICT para pré-estréia em tela. Uma vez uma imagem foi salvada no formato de EPS, você pode importá-la em outros programas e pode dimensioná-la como quizer. Porém, seu conteúdo é freqüentemente não editável exceto através de alguns programas como o Ilustrador da Adobe. Por isto, estes arquivos geralmente são criados ao término do processo quando eles são próximos de serem incorporados em uma publicação impressa.

BMP (.BMP)

Arquivos BMP, pronunciado uma letra de cada vez " B-M-P, " usam um formato bitmap do Windows. Estas imagens são armazenadas em um formato dispositivo-independente bitmap (DIB), que permite ao Windows exibir o bitmap em qualquer tipo de dispositivo de exibição. O termo " independente de dispositivo " significa que o bitmap especifica a cor do pixel em uma forma independente do método usado por um dispositivo de exibição para representar a cor. A extensão padrão de arquivo de falta é .BMP e estes arquivos são encontrados em dois formatos:

  • O formato OS/2 não é comprimido (RGB codificado). Código RGB apoia cores de 24-bit .
  • Arquivos Windows BMP e de DIB podem ser salvados sem usar qualquer compressão (RGB codificado), ou usando a run length encoded, compressão de lossless (RLE codificado). RLE apóia só 256 cores.

Formatos Nativos


FORMATOS DE IMAGEM NATIVO E DE TRANSFERÊNCIA

Desde que as imagens de bit-map são as que mais concernem aos fotógrafos, essas são as que nós nos concentraremos nesta seção. Formatos de arquivo Bitmap se encontram em duas subdivisões de classe; nativo e de transferência ou formatos de troca.

Formatos Nativos

Quando são introduzidos novos programas, programadores têm uma tendência para criar formatos proprietários, ou nativos que só podem ser lidos pelos programas deles. Parte disto tem por objetivo ter uma vantagem competitiva. Mas também há, às vezes, uma necessidade para projetar um formato novo para acomodar procedimentos novos ou mais possibilidades. Porém, formatos nativos apresentam problemas sérios para usuários que querem transferir arquivos de imagem entre programas e os compartilhar com outros. Eles não são freqüentemente lidos por outros programas.

Formatos de Transferência

Porque formatos nativos são tão limitados, formatos de transferência foram projetados para permitir mover imagens entre programas de aplicação e até mesmo entre sistemas operacionais. Alguns destes formatos iniciaram como formatos nativos mas foram adotados amplamente através de outros e eles se tornaram formatos de transferência. Quase todas as aplicações de gráficos podem abrir e podem salvar estes formatos de transferência, como também os próprios formatos nativos deles.




Formato dos Arquivos Gráficos

INTRODUÇÃO

Fotografias digitais são armazenadas como bitmaps—uma série de pixels individualmente endereçáveis. Durante os anos, foram desenvolvidos vários formatos de imagem de bitmap diferentes. Cada um tem suas próprias características que determinam quando e onde você deve escolhê-lo ao invés de outro. Porém, qualquer formato que você escolha, existem programas que converterão ela para quaisquer um dos outros formatos.

IMAGENS BIT-MAP VS IMAGENS VETORIAIS

Todo as imagens imóveis que você vê na Web ou em programas de multimídia e muitas que você vê impressa, foram criadas ou manipuladas em um computador e em um formato digital. Há duas formas básicas de gráficos de computador: bit-maps e gráficos vetoriais. O tipo que você usa determina as ferramentas que você escolhe. Formatos de Bitmap são os usados para fotografias digitais. Formatos vetoriais só são usados para desenhos de linha.

Imagens bit-map

Imagens bit-map são formadas de pixels—uma matriz de pontos com cores diferentes. Imagens de Bitmap são definidas pela dimensão delas em pixels assim como também pelo número de cores que eles representam. Por exemplo, uma imagem de 640X480 contém 640 pixels X 480 pixels respectivamente na direção horizontal e vertical. Se você aumenta uma área pequena de uma imagem de bit-map, você pode ver os pixels que são usados para criá-la muito claramente. Quando normalmente vista, os pequenos pixels se fundem em harmonia contínua muito parecido com os pontos que criam fotografias de jornal fazem. Cada um dos pequenos pixels pode ser uma graduação de cinza ou uma cor. Usando cor de 24-bit , cada pixel pode ser fixado em qualquer uma de 16 milhões de cores. Todas as fotografias e pinturas digitais são bitmapped e qualquer outro tipo de imagem pode ser guardada ou pode ser exportada em um formato de bitmap. De fato, quando você imprime qualquer tipo de imagem em uma laser ou impressora de jato se tinta ela é convertida primeiro (rasterized) pelo computador ou impressora em uma forma de bitmap, assim pode ser impressa com os pontos que a impressora usa. Para editar ou modificar estas imagens de bitmap, você usa um programa de pintura. Imagens de Bitmap são extensamente usadas mas elas sofrem de alguns problemas inevitáveis. Elas devem ser impressas ou devem ser exibidas na tela em um tamanho determinado pelo número de pixels na imagem. Imprimindo ou exibindo em qualquer outro tamanho pode criar padrões não desejados na imagem. Imagens de Bitmap também têm tamanhos de arquivo grandes que são determinado pelas dimensões da imagem em pixels e sua fidelidade de cor. Para reduzir este problema, são usados alguns formatos gráficos como GIF e JPEG, para armazenar imagens em formato comprimido.

Gráficos Vetoriais

Gráficos vetoriais são realmente só uma lista de objetos gráficos como linhas, retângulos, elipses, arcos, ou curvas—chamadas primitivos. Programas de Desenho, também chamados programas de gráficos de vetor, são usados para criar e editar estes gráficos vetoriais. Estes programas armazenam os primitivos como um jogo de coordenadas numéricas e fórmulas matemáticas que especificam a forma e posição deles na imagem. Este formato é extensamente usado através de programas de desenho ajudado por computador (CAD) para criar desenhos detalhados de engenharia. Também é muito popular em multimídia quando animação 3D é desejada. Programas de desenho têm vários vantagens sobre programas de pintura. Estas incluem:

  • Controle preciso de linhas e cores.
  • Habilidade para inclinar e girar objetos para vê-los de ângulos diferentes ou adicionar perspectiva.
  • Habilidade para ajustar o tamanho dos objetos para qualquer e caber no espaço disponível. Gráficos de vetor sempre imprimem à melhor resolução da impressora que você usa, não importa que tamanho que você os faça.
  • Podem ser mudadas facilmente as misturas de cor e matizes.
  • Texto pode ser embrulhado ao redor de objetos.

Quando trabalhando com um programa de desenho, você pode exibir a imagem em duas visões: visão de armação de arame ou sombreada. Em visão de armação de arame, você vê só as linhas da armação —uma visão do esqueleto da imagem. A imagem é exibida deste modo porque pode ser manipulada muito mais rapidamente na tela. Para ver como ficará o modelo acabado, você pode aplicar cores na a armação de arame e cobrí-la com superfícies sombreadas.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Conexões a Cabo


DOWNLOADING IMAGENS

Uma vez que você tirou imagens, você tem que transferi-las (descarregá-las) da máquina fotográfica para seu computador. Quando descarregadas, elas são copiadas do dispositivo de armazenamento da máquina fotográfica a um dispositivo de armazenamento no computador. Tipicamente a primeira fase neste processo é fazer o download das miniaturas de cada file—o equivalente digital de uma folha de contato. Você então usa estas imagens para escolher quais arquivos devem ser descarregados e quais apagados. Como você verá aqui, há vários modos em que os arquivos são transferidos de fato.
Assim O que é Download?

Quando você transfere arquivos entre computadores, você esta uploading e downloading. Estas condições simplesmente se referem à direção de transferência. Uploading simplesmente significa que você está enviando o arquivo para outro sistema. Downloading significa que você está transferindo um arquivo de outro computador para o seu. Em fotografia digital você descarrega imagens da máquina fotográfica para um computador e carrega elas do computador para a máquina fotográfica.
Conexões a Cabo

Cabos conectam algumas máquinas fotográficas a uma porta serial (lenta), paralela (rápida), SCSI (mais rápida), ou USB (ainda mais rápida) do computador. Tudo que você tem que fazer é rastejar atrás do computador plugar uma ponta em uma porta e então deixar a outra oscilando em seu topo da escrivaninha até que você precisa dela. Uma solução melhor é uma estação de conexão que tem um berço separado para a máquina fotográfica e esta permanentemente conectada ao computador através de um cabo. Você só precisa assentar a máquina fotográfica neste berço para fazer o download de suas imagens. É rápido e fácil.

Discos rígidos


Discos rígidos

Um das desvantagens atuais de cartões de memória flash compactos é capacidade de armazenamento limitada. Para máquinas fotográficas de alta resolução esta é uma real desvantagem. Uma solução são drives de disco rígido de alta capacidade e velocidade. Até recentemente, estes drives eram muito grandes para serem montados dentro de máquinas fotográficas, mas agora isso mudou. As dimensões da unidade inteira são 42,8mm x 36,4mm x 5,0mm—menores em volume e mais leves em peso que um rolo de filme. Estes drives aparecerão primeiro em máquinas fotográficas profissionais caras, mas eventualmente cairão em preço para um ponto onde eles poderão ser usados em máquinas fotográficas de consumo.

unidade de disco



Clik! unidade de disco

O Clik drive da Iomega! usa um disco quadrado de 2-polegadas de 40 megabytes. Uma versão do Clik! drive esta projetado para prover armazenamento adicional na estrada. Quando seu cartão de flash está cheio, você pode fazer o download as imagens para um Clik! drive movido a bateria. De volta a sua casa ou escritório, basta colocar o drive em sua estação acoplada e download as fotos para o computador. Os discos de 40 megabyte do Clik! são muito mais baratos que a memória flash, assim você pode fotografar por dias sem ter que comprar cartões de memória flash caros.
clickdrive.jpg (2876 bytes)
O Iomega Click Disk permite você fazer o download as imagens enquanto ao ar livre e continuar fotografando. Cortesia da Iomega.
Discos rígidos

Um das desvantagens atuais de cartões de memória flash compactos é capacidade de armazenamento limitada. Para máquinas fotográficas de alta resolução esta é uma real desvantagem. Uma solução são drives de disco rígido de alta capacidade e velocidade. Até recentemente, estes drives eram muito grandes para serem montados dentro de máquinas fotográficas, mas agora isso mudou. As dimensões da unidade inteira são 42,8mm x 36,4mm x 5,0mm—menores em volume e mais leves em peso que um rolo de filme. Estes drives aparecerão primeiro em máquinas fotográficas profissionais caras, mas eventualmente cairão em preço para um ponto onde eles poderão ser usados em máquinas fotográficas de consumo.

MÍDIAS MAGNÉTICAS GIRATÓRIAS


MÍDIAS MAGNÉTICAS GIRATÓRIAS

Em vez de memória de flash, algumas máquinas fotográficas são projetadas para usar mídia magnética giratória, como o disquete e discos rígidos em seu sistema de PC.
Disquetes

Um dos meios de armazenamento mais velhos e mais baratos e ainda em uso é o disquete de 3 1/2-polegadas. Seria muito difícil não achar um sistema que pudesse ler estes discos. Há pelo menos uma máquina fotográfica digital que escolheu este meio como armazenamento. Mas para isto tiveram de aumentar um pouco o tamanho da máquina fotográfica , mas a poupança no custo e o pronto acesso a drives que possam abrir e usar os arquivos de imagem compensam esta negligência em muitas situações. Quase todos os outros tipos de armazenamento requerem hardware especial ou software na máquina antes dos arquivos serem transferidos ou abertos. É a utilização universal que o faz tão atraente.
mavica and disk.jpg (10451 bytes)
A Digital Mavica da Sony tem sido um sucesso de vendas por causa da conveniência que ela lhe trás. As imagens são guardadas num diskette que pode ser lido por qualquer computador. Cortesia da Sony.
Cartões de PC

Cartões de PC estão disponíveis em uma versão chamado Tipo III que são discos rígidos giratórios. Um cartão mais novo, Tipo IV será usado para discos rígidos de alta capacidade ou segurar dois dos cartões mais finos ao mesmo tempo.
sd175mb.jpg (320039 bytes) O cartão SanDisk Tipo III de 175 megabytes é um disco rígido muito pequeno. Cortesia de imagem da SanDisk.

0 comentários:

Postar um comentário